Notícias

COLUNA DO NOVIDADE

14/06/2017

RODADA DUPLA EM GUARATINGUETÁ E O CAMPEONATO VAI CHEGANDO AO FIM DO PRIMEIRO SEMESTRE

A coluna do novidade finalmente saiu! Os “chassis-tanque” dos karts de Guaratinguetá deixaram várias vítimas e atrasaram um pouco este que vos escreve. Digitar é uma tarefa que demanda muito do físico, especialmente depois de pilotar aqueles karts “queixo-duro” por um circuito de alta velocidade. Levantar o dedo mindinho foi quase impossível no dia seguinte. Mas cá estamos.

O fim de semana foi de muito treino com parte dos pilotos chegando na véspera da etapa e treinando com o auxílio de sonares e óculos de visão noturna, e de muita corrida com as duas etapas, terceira e quarta, reunidas num único dia.

O kartódromo tem um traçado animador. Retas longas, uma chicane desafiadora no meio de uma das retas de alta e uma parabólica divertidíssima! Karts com um equilíbrio satisfatório, mesmo com alguns despontando na frente, garantiram disputas interessantes. Depois de Guará já posso dizer que o primeiro semestre tem nomes garantidos no pódio do campeonato semestral. Mas como todo “Milton Nevismo” é burro, tudo pode ser diferente depois da próxima etapa, também rodada dupla e as últimas da primeira metade do ano.

ACE
 
Pra começar finalmente o novo piloto da categoria ACE fez seu debut! Berg Mendes, o folclórico, Danado e fanfarrão piloto, chegou prometendo ganhar de qualquer maneira de Chico Lopes, chefe da Rock’n Roll Racing. E na terceira etapa ele cumpriu o prometido. Da forma mais provocadora possível. Berg ficou a corrida toda disputando posições com Chico, o que fez os dois ficarem cada vez mais longe do pelotão da frente, mas garantiu uma vibrante torcida nas arquibancadas.
 
No fim, Berg em sexto e Chico em oitavo. Enquanto Berg fazia dancinhas e cantava “Chupa, Chico!”, o careca piloto indignado com o que dizia serem toques passíveis de punição amargava seu pior resultado do ano. Na quarta etapa Berg teve problemas no carro, mostrou que está afobado na hora de trocar de kart e que sua vontade de vencer o Chico pode ser prejudicial pensando no campeonato anual. Disputa pessoal pra ficar de olho até o fim do ano!

Antônio Pimentel, da Laranja Mecânica conseguiu sair da lanterna do campeonato, muito por conta das faltas de Felipe Siqueira, contundido durante um treino físico para a temporada, e Gualter Reis ausência sentida no dia.
 
Detalhe importante é que Matheus Teixiera, da Hayabusa, finalmente desencantou e ganhou as duas etapas! Será que ele consegue se manter no topo ou a familiaridade com o Kartódromo ajudou?
 
Na Ace quatro pilotos disputam o semestre: Matheus; Chico; Gustavo Taveira (apagado depois da primeira etapa); Raphael Bastos, da Pacman.

Na categoria Super, Pedro Plá segue sua doutrinação. O cara ganhou as duas etapas e claramente é o favorito ao campeonato. Verdade que Rafael Franco, da Laranja Mecânica esteve colado nele boa parte da terceira etapa. Com Plá caindo de rendimento pelo cansaço de forma clara ao fim da etapa. Sua tática passou a ser segurar o Thor (com Zika) da F46, que vem embalado e querendo acabar com esse reinado. Já vimos em anos anteriores isso acontecer.

 Da metade para o fim da terceira etapa, Plá fazia um traçado extremamente defensivo, já não pensando em fazer um bom tempo, mas somente em segurar Franco, e conseguiu. Mesmo Franco tentando mudar o ponto de freada no fim da reta várias vezes, o que fez que numa das vezes com que ele batesse forte na traseira de Plá (sem trocadilhos) nada foi suficiente para tirar o reinado de Pedro Plá. Sobe logo esse cara!

Marcel continua sua jornada rumo à Pro, mas dessa vez o final da fila ficou com Taylor nas duas etapas.

 Na Pro a meiuca continua disputadíssima! Fica claro quando notamos que do terceiro colocado no campeonato, Tomas Edson, ao nono,  Paulo Moreira, existem apenas 11 pontos de diferença. Anderson Rodrigues (Rock´n Roll), Daniel de Castro (Hayabusa), Sérgio Odilon (Pacman) estão com 30 pontos, e Rodrigo Cunha (Rock´n Roll) com 29 pontos. A última etapa será decisiva para a definição do pódio desse semestre. Thomas Edson já avisou que está fora da próxima etapa, o que faz a disputa pelo terceiro lugar e eventual segundo lugar ficar entre os pilotos citados. Eu apostaria as fichas no Novidade, sem dúvida!

Hugo Martins segue em segundo no campeonato e Márcio Arcoverde só confirma que já deveria estar na categoria de cima. Não tem pra ninguém na Pro, só da Arcoverde. Mesmo com kart mais ou menos o cara fica em segundo.

Na terceira etapa, depois de uma corrida inteira em que Paulo, Novidade e Francisco Martins disputaram posições volta a volta, com o cansaço fazendo Francisco cair muito de produção no fim da corrida, Daniel Novidade subiu ao pódio com uma ultrapassagem magnífica na última volta sobre Paulo Moreira, com quem travou uma disputa leal e bonita de se ver a prova toda!

Na categoria welcome to the jungle, a Semi Pro, Erick Bloise (Laranja) finalmente conseguiu uma vitória e Thiago Lugão (Danados) mostrou que tem tudo pra subir e ainda ganhar o semestre. Primeiro e segundo nas duas etapas para Lugão.

A curiosidade aconteceu na terceira etapa, quando Márcio Musso (Hayabusa), que fazia boa corrida e tinha um kart bastante forte nas mãos viu sua roda sair voando e ir parar na arquibancada! “Foi um grande susto, nunca tinha perdido a roda assim, sem saber como!”, disse o piloto que amargou a última posição.

 Dia 09 de julho saberemos quem são os campeões do primeiro semestre em mais uma rodada dupla, só que dessa vez, no kartódromo xodó do grupo, Volta Redonda!

Até lá!

$equipe->getNome()} $equipe->getNome()} $equipe->getNome()} $equipe->getNome()} $equipe->getNome()} $equipe->getNome()} $equipe->getNome()}